Links Úteis

Uma das grandes dúvidas dos internautas: Onde encontrar informação credível sobre ciência, particularmente na área da saúde?

Deixamos uma lista de sites que consideramos serem de referência.

Science Based Medicinehttp://sciencebasedmedicine.org/

Um blog de médicos e outros profissionais de saúde dedicado a explorar diversos temas sobre o prisma da evidência científica disponível. É uma ótima fonte de informação na área das medicinas alternativas e mitos/crenças sobre saúde (vacinação, organismos geneticamente modificados, super alimentos, suplementos alimentares e vitamínicos, etc.).

Choosing Wiselyhttp://www.choosingwisely.org/

O Choosing Wisely é um site destinado a ajudar doentes e profissionais de saúde a tomar decisões sobre tratamentos, rastreios e outro tipo de intervenções médicas de acordo com a melhor evidência disponível. Pretende-se, acima de tudo, evitar o dano que advém de decisões médicas menos acertadas, muitas vezes enraizadas na prática clínica diária, mas sem evidência científica que as valide.

Colaboração Cochrane http://www.cochrane.org/

A Colaboração Cochrane é uma organização sem fins lucrativos, independente, contando com mais de 28.000 voluntários em mais de cem países. A organização foi criada para responder à necessidade de organizar os resultados de investigação em medicina, de modo a facilitar a tomada de decisões médicas.

A organização leva a cabo revisões sistemáticas de ensaios controlados aleatórios de intervenções médicas. As revisões são publicadas na Biblioteca Cochrane, acessível de forma livre. Em Janeiro de 2011, a organização tornou-se parceira oficial da Organização Mundial de Saúde, obtendo assento na Assembleia Mundial de Saúde, contribuindo nas suas resoluções.

The NNThttp://www.thennt.com/

O site é constituído por um grupo de médicos que criou um sistema de avaliação de tratamentos e métodos de diagnóstico, por forma a que se compreenda os benefícios e malefícios de cada intervenção de forma clara e transparente. É uma organização independente, que não aceita qualquer tipo de contribuição económica por forma a evitar conflitos de interesse.

Edzard Ernst Bloghttp://edzardernst.com/

O Dr. Edzard Ernst dedicou a sua vida ao ensino e à investigação médica. Estudou de forma aprofundada as diferentes medicinas alternativas ou complementares, por forma a avaliar a sua eficácia de acordo com a evidência científica disponível. É um dos sites de referência para quem quiser saber mais sobre estes tratamentos.

Ben Goldacre Bloghttp://www.badscience.net/

Ben Goldacre é um médico britânico, conhecido pelos seus trabalhos académicos, livros publicados e como comunicador na área científica. Escreveu dois livros muito interessantes sobre os problemas atuais na área da investigação científica (Bad Science) e farmacêutica (Bad Pharma).

É um dos fundadores da iniciativa AllTrials e OpenTrials, pretendendo melhorar a transparência na realização de estudos científicos e na divulgação dos seus resultados.

Vox https://www.vox.com/

A Vox é meio de comunicação social que pretende explicar as notícias de forma fundamentada e aprofundada. Não é um jornal científico mas tem realizado artigos cientificamente corretos, principalmente no que diz respeito aos suplementos alimentares, super alimentos e medicinas alternativas, ajudando a desfazer crenças e mitos que se têm vindo a perpetuar na sociedade.

COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesahttp://comcept.org/

A COMCEPT é composta por um grupo de cidadãos independentes, tendo como objetivo promover o uso do pensamento crítico, baseado no método científico. Apesar de ainda não termos tido oportunidade de rever todos os seus artigos, a maioria das suas publicações respeita a sua permissa base, sendo uma ótima fonte de informação em diversas áreas da ciência.

METIS –  http://www.metis.med.up.pt/

Um projeto relativamente recente, a plataforma METIS, apoiada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto é um repositório de artigos de educação para a saúde, redigidos numa linguagem clara e acessível à população geral.

Obedece a uma lógica de publicação científica com controlo de qualidade e revisão por pares. Publica artigos breves de revisão que são revistos de 3 em 3 anos, para se manterem atualizados de acordo com a evidência mais recente.

Wikipédia, a enciclopédia livre

Sim, a Wikipédia é um site credível. No entanto, apenas aconselhamos a versão inglesa. Quando falamos de temas simples sobre saúde, a Wikipédia está bem fundamentada e de acordo com a evidência científica na maioria dos artigos. Os artigos sobre medicinas alternativas são bastante concisos e cientificamente corretos na avaliação da eficácia destes tratamentos (versão inglesa).

A versão portuguesa da Wikipédia, apesar de apresentar melhorias contínuas na qualidade dos artigos apresentados, deve ser lida com sentido crítico e complementada com outras bases de conhecimento credíveis. Consulte o nosso test-drive à versão portuguesa.

Peter C. Gøtzsche

Para quem quiser ir mais além, aconselhamos os livros do Peter C. Gøtzsche, médico dinamarquês, líder da Cochrane nórdica e muito crítico sobre o funcionamento da indústria farmacêutica e da manipulação estatística dos estudos científicos nas diversas áreas da saúde.

  • Rational diagnosis and treatment : evidence-based clinical decision-making.
  • Mammography screening : truth, lies and controversy.
  • Deadly medicines and organised crime : how big pharma has corrupted healthcare.
  • Deadly Psychiatry and Organised Denial.

 

Sites que não aconselhamos

É importante que as pessoas saibam não só o que ler, mas também o que evitar.

Deixamos alguns sites de informação maioritariamente falsa ou enganadora, na área da saúde:

  • Blogs e Revista Lifestyle da Sapo;
  • Semprequestione;
  • Curapelanatureza;
  • Tuasaúde;
  • Sites de venda de produtos naturais (claros conflitos de interesse na promoção da venda de produtos);
  • Blogs de clínicas médicas na área das medicinas alternativas.

 

Não colocamos uma fonte de informação importante?

Envie-nos um email para geral@scimed.pt.

Partilhar este artigo